A necessidade do elevador na construção e seus riscos

Home / A necessidade do elevador na construção e seus riscos

Os elevadores tornaram-se item essencial dentro do canteiro de obras, principalmente nos grandes empreendimentos em que é muito importante uma maior facilidade na movimentação dos trabalhadores e também no transporte dos materiais e instrumentos para a construção. Os benefícios de usar o recurso são perceptíveis: maior produtividade, otimização do tempo e melhorias nas condições de trabalho para os colaboradores.

Todavia, o uso dos elevadores como ferramenta de trabalho merece atenção e cuidados de todos os envolvidos no ambiente laboral. Já sabemos que os fatores de risco devem ser evitados ao máximo e, para que isso aconteça de maneira correta, é primordial que as NRs e NBRs sejam obedecidas em todas as etapas da construção civil.

No que envolve as premissas para a utilização e instalação de elevadores, as Normas Regulamentadoras (NR) e as Normas Brasileiras (NBR) a serem seguidas são: NR-10 – Segurança em Instalações e Serviços de Eletricidade, NR-12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos, NR-18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, NR-35 – Trabalho em Altura e NBR-16.200 – Instalações de elevadores de canteiros de obras para pessoas e materiais. E caso não sejam cumpridas como o estabelecido podem apresentar alguns riscos graves, como: choques elétricos, quedas de materiais ou de pessoas.

Como os casos de acidentes são muito ocorrentes e envolvem a falta do uso correto, ausência de sinalizadores ou instalações mal executadas dos instrumentos de segurança no poço ou nos próprios elevadores do canteiro de obras, é essencial que a construtora ou o solicitante do serviço conheça as medidas preventivas e, consequentemente, providencie todos os equipamentos de segurança.

OS CUIDADOS A SEREM TOMADOS NO CANTEIRO DE OBRAS

  • Sobre os equipamentos de segurança:

No que envolve os elevadores definitivos que serão usados pelos moradores e afins, a proteção para o poço de elevador durante a etapa de construção do edifício torna-se item indispensável para evitar quedas acidentais de trabalhadores e demais envolvidos na obra.

Já para os elevadores do tipo cremalheira (instalados na parte e externa da torre) utilizados durante a fase de levantamento da obra para maior facilidade de locomoção de colaboradores e materiais, a proteção para cremalheira não deve ser deixada de lado, pois é ela que garante a proteção de todos e evita quedas acidentais. Outro fator importante relacionado a este tipo de elevador é durante o seu uso, onde a carga estabelecida pelo fabricante jamais deverá ser ultrapassada. Além disso, botoeiras, rampas de acesso, alçapão, para-choque, freio-motor, também serão elementos indispensáveis durante o uso.

  • Atitudes preventivas:

Para o uso e movimentação correta dos elevadores, existem algumas medidas que auxiliam na prevenção de acidentes. Desse modo, engenheiros, técnicos em segurança do trabalho e/ou outros responsáveis pela segurança na obra deverão:

Durante o ato de instalação, o profissional deverá verificar se a empresa possui autorização para o oferecimento desse tipo de serviço;

Após a instalação correta, é preciso que os equipamentos de segurança sejam instalados de forma correta e que haja a verificação de um profissional habilitado.

Depois dos dois passos, é essencial que todos os chefes da obra estabeleçam uma rotina de manutenção e verificação do elevador, avaliando todos os dias se o mesmo está funcionando em perfeitas condições e se os equipamentos de segurança estão bem colocados e funcionando corretamente.

Além de seguir as Normas e manter o cuidado ao uso do equipamento, também é essencial que seja verificado a qualidade do material tanto do elevador quanto dos equipamentos de segurança. Por isso, é muito importante a preferência por empresas especializadas com equipamentos de qualidade devidamente testados. Dúvidas de onde encontrar? Acesse o site da Metroform e confira todos os equipamentos de segurança necessários para sua obra!

Compartilhe o post:

About Author

Deixe uma resposta

shares