Abril Verde: saúde e segurança no trabalho

Home / Abril Verde: saúde e segurança no trabalho

Abril Verde: saúde e segurança no trabalho

26 de março de 2018 | Geral, Segurança na obra | Nenhum comentário

Com dimensões continentais, economia emergente e mais de 207 milhões de habitantes, o Brasil figura com destaque em rankings mundiais variados. Nem sempre as posições são positivas. O país está entre os que mais mutilam, adoecem e matam seus trabalhadores. Por esse motivo, o Abril Verde, mês dedicado às discussões sobre medidas de saúde no trabalho, é extremamente importante.

De acordo com dados da Previdência Social, em média, são registrados 700 mil acidentes de trabalho por ano desde 2010. Só em 2014, foram registrados 704 mil acidentes, 2.783 mortes e mais de 251 mil afastamentos por um período superior a 15 dias. Estatísticas semelhantes aos de países em guerra.

Os números são alarmantes e podem ser ainda piores. Nem todos os acidentes chegam ao conhecimento das autoridades fiscalizadoras. O quadro reforça a importância do movimento Abril Verde.

Desde que o dia 28 de abril foi consagrado pela Organização Internacional do Trabalho como o dia Mundial em Memórias às Vítimas de Trabalho e de Doenças Ocupacionais, iniciou-se um movimento de conscientização massiva em todos os dias do mês, reforçando a necessidade de ambientes de trabalho mais protegidos.

Nesse ano, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tema do Dia Mundial da Saúde, que é 7 de abril, será focado na necessidade de cuidados com a saúde mental dos trabalhadores, reforçando o movimento.

Durante todo o ano e, em especial neste Abril Verde, a adoção das medidas necessárias para evitar acidentes de trabalho devem ser asseguradas. É importante evitar que as estatísticas já tão ruins aumentem ainda mais.

A sua empresa prepara alguma atividade especial para esse Abril Verde? Compartilhe conosco!

Compartilhe o post:

Sobre o Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares