Agilidade na obra com o concreto auto adensável

Home / Agilidade na obra com o concreto auto adensável

Agilidade na obra com o concreto auto adensável

25 de setembro de 2019 | Construção civil | Nenhum comentário

A alta demanda que aumentará nos próximos anos para a construção de novas edificações exige que este mercado busque, cada vez mais, inovações para entrega de obras com mais rapidez e qualidade, maior vida útil, sem deixar de lado o critério da sustentabilidade.

No que envolve os diversos recursos para facilitar o seu trabalho na construção civil, já falamos aqui no blog sobre dois assuntos importantes: as vantagens do BIM na redução do custo da edificação, garantindo mais segurança ao canteiro de obra e a tecnologia BubbleDeck, também capaz diminuir os gastos, proporcionando mais agilidade e sustentabilidade para a construção.

Diante de tanta tecnologia como essas para revolucionar os procedimentos dentro da construção, não poderíamos deixar de lado o CAA- Concreto Auto adensável. Um material capaz de reduzir consideravelmente a necessidade de mão de obra, garantindo mais agilidade, qualidade e eficiência nas edificações. Ficou na dúvida do que se trata e onde pode ser aplicado o CAA? Continue a leitura, explicaremos tudo que você precisa saber sobre esse recurso e como você pode se beneficiar utilizando deste material em sua obra.

O QUE É O CONCRETO AUTO ADENSÁVEL?

O concreto auto adensável é um material fluido, capaz de se moldar na fôrma sem que seja necessário a utilização de alguma ferramenta ou intervenção humana. Devido a suas características particulares e de alta qualidade, este tipo de concreto é indicado para estruturas pré-moldadas, com alta taxa de armadura ou que exigem acabamento em concreto aparente, entre outros.  

Suas principais características, são:

  • Dispensa a utilização de vibradores ou trabalho humano;
  • Praticidade e agilidade na aplicação;
  • Capacidade de resistir a segregação;
  • Não aprisiona ar em excesso.

SOBRE AS VANTAGENS

Ao utilizar o concreto auto adensável em sua obra, você perceberá vantagens como:

  • Redução de colaboradores em posições arriscadas, garantindo uma melhor gestão do programa de SST;
  • Mais sustentabilidade com a diminuição da poluição sonora (causada pelos vibradores), reaproveitamento de finos que seriam descartados na natureza, além da economia de energia elétrica decorrente a eliminação do uso de vibradores.
  • A eficiência na aplicação do material reduz a necessidade de reparos, apresentando mais qualidade nos acabamentos e trazendo mais economia para a obra;
  • Maior agilidade na concretagem por se moldar a fôrma sozinho;
  • Mais qualidade e durabilidade nas estruturas;
  • Apesar de possuir um valor mais alto, reduz consideravelmente a necessidade de mão de obra por causa de sua fluidez.

É importante justificar que um dos motivos do custo um pouco mais alto do CCA (comparando com o concreto normal) acontece ainda no processo de produção, em que nele é utilizado mais aditivos superplastificantes, materiais mais finos e de maior qualidade e que encarecem o produto final. No entanto, este custo mais elevado é suprido na redução de mão de obra e também com a não utilização de máquinas e ferramentas que seriam necessárias na concretagem comum. Buscar recursos e metodologias alternativas para melhorar os procedimentos e a qualidade das construções é essencial. Conheça mais o Concreto Auto Adensável e perceba todos os benefícios que ele pode trazer para suas edificações.

Compartilhe o post:

(Visited 249 times, 1 visits today)

About Author

Deixe uma resposta

shares