O que é alvenaria estrutural?

Home / O que é alvenaria estrutural?

Um dos mais antigos sistemas da construção civil do mundo, a alvenaria estrutural é responsável por garantir o isolamento e a sustentação de toda a edificação. Geralmente realizada com blocos de concreto, é a estrutura central para a estabilidade da construção.

Leia também:  O que é a proteção de alvenaria estrutural da Metroform e como funciona

Por ser uma estrutura que torna a obra mais rápida e barata, ela continua sendo bastante utilizada, principalmente em condomínios, sobrados e conjuntos comerciais.

As diferenças entre alvenaria comum e alvenaria estrutural

Na alvenaria comum (convencional), sua função básica é a vedação ou fechamento, separando ambientes e fachada. É estruturada com concreto armado, que, junto com a vedação, torna a estrutura mais flexível.

No entanto, essa flexibilidade está vulnerável a gambiarras e outros improvisos. Além disso, esse tipo de estrutura gera bastante entulho, em razão da constante quebra de blocos do sistema.

Além de prejuízo ambiental, há uma desvantagem econômica.

Já a alvenaria estrutural tem por objetivo substituir os dois principais sistemas de construção: a estrutura de concreto armado e os fechamentos de alvenaria. Por isso, exige planejamento e profissionais qualificados.

Por conta disso, qualquer mudança na obra desse tipo de estrutura deve ser prevista na fase de projeto e bem coordenada durante a execução.

Vantagens e desvantagens da alvenaria estrutural

Na alvenaria estrutural, as paredes, feitas por blocos de concreto, nunca devem ser removidas. Nesse tipo de sistema, são elas que, além de estruturar a construção, vedam a casa e suportam, entre outros, o peso das próprias paredes, da laje e da cobertura.

A principal vantagem da alvenaria estrutural é a econômica. Além de tornar a obra mais rápida e mais barata, há a facilidade no treinamento de mão de obra.

Em contrapartida, a desvantagem diz respeito à arquitetura e o design do local, que ficam restringidos pelo tamanho e forma dos blocos estruturais.

Hoje falamos sobre alvenaria estrutural e suas principais vantagens e desvantagens. Ficou alguma dúvida? Escreva para nós nos comentários abaixo!

Compartilhe o post:

Sobre o Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares