As diferenças entre o PPRA e o PCMAT

Home / As diferenças entre o PPRA e o PCMAT

As diferenças entre o PPRA e o PCMAT

27 de setembro de 2019 | Normas | Nenhum comentário

Estabelecidas pelo Ministério do Trabalho por meio das Normas Regulamentadoras (NRs), o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e do Programa de Condições e Meio ambiente de Trabalho (PCMAT), que visam garantir a segurança do ambiente de trabalho e proteção ambiental na construção civil,  devem fazer parte do dia a dia das construtoras.

A NR 9 estabelece o PPRA, enquanto o PCMAT é normatizado à NR 18, ambas as normas são indispensáveis quando o assunto é a prevenção de acidentes na Construção Civil. Mas, afinal, qual a diferença entre os dois? Vamos entender.

Entendendo as diferenças

Os dois programas são fundamentados no levantamento e prevenção de riscos de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. No entanto, os programas divergem nos seguintes pontos:

1. Onde deve ser empregado

O PPRA é obrigatório para empresas de qualquer setor, independentemente da área de atuação, quantidade de funcionários, grau de risco ou complexidade de função. Seu objetivo é, principalmente, a implementação de medidas de segurança com enfoque em eventuais riscos ambientais, sejam eles físicos, químicos ou biológicos. O programa deve identificar e informar o trabalhador sobre os possíveis riscos que as tarefas oferecem a sua saúde.

Já o PCMAT é direcionado especificamente à indústria da construção civil, o programa estabelece inúmeras medidas de segurança a serem adotadas durante o decorrer da obra.

2. Objetivo

Pode-se dizer que o objetivo do PPRA é fazer um levantamento dos riscos, buscando evitar doenças ocupacionais ou do trabalho e até acidentes de trabalho. O programa determina etapas de Antecipação dos riscos, Reconhecimento, Avaliação e Controle dos Riscos ocupacionais.

Ao passo que, a finalidade do PCMAT é garantir a integridade física e a saúde de todos que atuam direta ou indiretamente na obra: colaboradores, funcionários terceirizados, fornecedores, contratantes e visitantes, estabelecendo um sistema de gestão em Segurança do Trabalho nos serviços relacionados à construção.

3. Prazo

O PPRA tem validade de um ano, enquanto o PCMAT não possui tempo definido de vigência e deve acompanhar a obra até o término.

4. Quando deve ser aplicado

Na construção civil o PPRA deverá deve ser adotado em canteiros de obras que contam com até 19 funcionários. A partir de 20 o PCMAT é obrigatório.

A execução das normas é obrigatória e de responsabilidade das construtoras, de todos os colaboradores e demais envolvidos na obra. O cumprimento delas garante a segurança, aumenta a produtividade e viabiliza uma melhor entrega do empreendimento dentro dos prazos e com muito mais qualidade. Quer saber mais sobre as Normas Regulamentadoras e os melhores procedimentos para garantir saúde e bem-estar em sua construção? Continue acompanhando nosso blog e mantenha-se sempre atualizado sobre o assunto.

Compartilhe o post:

(Visited 1.806 times, 4 visits today)

About Author

Deixe uma resposta

shares