4 atribuições do engenheiro de obras

Home / 4 atribuições do engenheiro de obras

4 atribuições do engenheiro de obras

21 de agosto de 2017 | Geral | Nenhum comentário

Indispensável em um canteiro, o engenheiro de obras tem como principal função fazer com que o trabalho aconteça conforme o planejado, ou seja, materializar o projeto inicial.

É ele o profissional da construção civil que irá organizar as atividades diárias da obra e de seus respectivos trabalhadores. Além disso, cabe ao engenheiro de obras a responsabilidade de unir todos os envolvidos nas mais variadas etapas do projeto.

Engenheiro de obras: o “paizão do canteiro”

Muitos dizem que o engenheiro de obras é um verdadeiro “paizão do canteiro”. E isso não é exagero, por conta de todas as suas responsabilidades e da grande habilidade que esses profissionais têm em criar relacionamentos e cativar pessoas.

Com isso, falaremos abaixo de 4 das principais atribuições do engenheiro de obra, Confira:

Estudar detalhadamente os projetos

Para entender o que será construído e materializar aquilo da melhor forma, é essencial um estudo detalhado do projeto por parte do engenheiro de obras.

Após esse estudo, cabe ao profissional planejar as ações e definir as etapas de cada parte do projeto.

Gerenciar prazos, custos e qualidade

Como “gerente” da obra, o engenheiro de obras tem de conciliar responsabilidades inerentes ao cargo e também fiscalizar se prazos, custos e qualidades estão de acordo com o planejado.

Caso isso não aconteça, ele deve intervir e tomar decisões para que os atrasos e problemas sejam sanados da melhor maneira, a fim de evitar prejuízos para a obra e garantir a qualidade do produto final.

Quantificar, adquirir e gerir materiais de construção

A partir do projeto, o engenheiro de obras deve quantificar os materiais necessários para cada etapa do trabalho. E ainda adquirir e gerir essa matéria-prima da melhor forma.

Cabe ao engenheiro, ainda, garantir máxima eficiência na utilização desses materiais, inclusive reaproveitando e reutilizando o que for possível, minimizando o desperdício.

Definir e administrar sua equipe

Após o projeto, é também responsabilidade do engenheiro de obras dimensionar a quantidade de funcionários em cada uma das etapas de uma obra. Nessa atribuição, além de gerir pessoas e coordenar as atividades, ele ainda deverá delegar funções.

Hoje falamos um pouco mais das atribuições do engenheiro de obras. Há alguma outra que você gostaria de comentar? Aproveite os comentários abaixo para isso!

Compartilhe o post:

About Author

Deixe uma resposta

shares