A importância da bandeja de proteção na captação de resíduos

Home / A importância da bandeja de proteção na captação de resíduos

Importantes na preservação da saúde e da integridade física de trabalhadores e terceiros, saiba mais sobre a bandeja de proteção.

A bandeja de proteção foi um dos cinco exemplos de equipamentos de proteção coletiva (EPCs) em uma obra citados anteriormente pelo blog. Plataformas rígidas construídas para captação de resíduos, esses itens são obrigatórios em quaisquer edifícios com mais de 4 pavimentos ou altura equivalente, segundo a Norma Regulamentadora 18 (NR-18) da construção civil.

Você conhece em uma obra qual a importância da bandeja de proteção? Abaixo, falaremos um pouco mais sobre esse EPC e sua relevância principalmente nas questões relativas à segurança.

A importância da bandeja de proteção

Preservação da integridade física e da saúde

As bandejas de proteção são itens que suportam impactos resultantes de eventuais quedas acidentais numa obra, sejam elas de materiais, de objetos e de pessoas.

Protegem e preservam, com isso, a integridade física tanto de integrantes da equipe de trabalho que estão em pavimentos inferiores de onde ocorreu a queda quanto a de terceiros que circulam, por exemplo, no térreo ou em outras áreas que não necessariamente façam parte da construção.

A NR-18 discorre sobre as especificações dessas bandejas – o texto as chama de “plataformas” – conforme o tamanho da obra.

De acordo com a norma, dadas as proporções do edifício, as bandejas, ou plataformas, podem ser principais, secundárias e terciárias. O texto ainda fala que o perímetro da construção, para uma segurança ainda maior, “deve ser fechado com tela a partir da plataforma principal de proteção” e que essa tela “deve constituir-se de uma barreira protetora contra projeção de materiais e ferramentas”.

O uso de EPIs e sua importância

Lembremos que, além da utilização de EPCs como a bandeja de proteção, é indispensável que todos os trabalhadores dentro de uma obra façam uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), como capacetes e demais acessórios, por exemplo, para que sua integridade física e saúde sejam preservadas.

Hoje você conheceu um pouco mais da importância da bandeja de proteção na captação de resíduos em uma obra. Tem alguma outra dica de EPCs relevantes na construção civil que o blog pode futuramente abordar? Escreva para nós sua sugestão nos comentários abaixo!

Compartilhe o post:

About Author

Deixe uma resposta

shares