Conheça os benefícios do concreto protendido

Home / Conheça os benefícios do concreto protendido

Conheça os benefícios do concreto protendido

27 de abril de 2021 | Construção civil | Nenhum comentário

Concreto protendido

As obras, em geral, demandam grandes investimentos e tempo, portanto, quando surgem no mercado materiais que se tornam verdadeiros aliados para diminuição de custos e agilizam o processo, vale a pena conhece-los, não é mesmo? Esse é o caso do concreto protendido.

O que é concreto protendido?

O concreto protendido é uma das opções mais utilizadas quando o assunto é aumentar a resistência à tração do concreto, ou seja, o objetivo é melhorar o desempenho das estruturas utilizando todo o potencial do concreto à compressão, deixando os esforços de tração para a armadura.

Inicialmente, o concreto protendido era utilizado para construção de pontes. Com o passar do tempo, o material começou a compor as estruturas pré-moldadas, e, nos últimos anos, tem sido muito utilizado na construção de edifícios e galpões com estruturas de vãos livres maiores. Contribuindo, desta forma, para inovações nas técnicas construtivas.

Concreto protendido reduz consumo de outros materiais

Ao usar o concreto protendido em obras de grande porte e infraestrutura, reduz-se o consumo de outros materiais como o aço – já que o utilizado para este tipo de técnica construtiva é de alta resistência.

Para saber mais sobre o aço, leia o artigo do nosso blog: “Por que utilizar cordoalha de aço?”

Além de garantir mais resistência e diminuir os custos, as obras que utilizam o concreto protendido ganham em estética. Vale lembrar que usar menos materiais não significa que seja um projeto menos resistente.

Com a combinação do aço e o concreto, a obra fica ainda mais forte, uma vez que as deformações do aço e do concreto são compatíveis em relação à dilatação e à retração, variando conforme a temperatura. Além disso, o aço protegido pelo concreto dificilmente sofrerá corrosões.

Agilidade na obra

O concreto protendido é um aliado para acelerar a construção, já que alguns serviços relativos ao aço podem ser feitos fora do canteiro de obras. Com isso, o projeto ganha em produtividade.

Técnica construtiva reduz custos

O uso de concreto protendido em obras tem como vantagem a redução de custos, uma vez que reduzirá em até cinco vezes a quantidade de aço, mas a construção terá a mesma resistência das feitas em concreto armado e com maior quantidade de aço.

Embora o aço para protensão seja mais caro no mercado, o projeto vai precisar de uma quantidade menor desse material, compensando o investimento.

Não podemos esquecer de falar o quanto o concreto protendido deixa uma obra mais resistente e automaticamente não dará mais gastos no futuro, uma vez que essa técnica construtiva sofre menos fissuras em relação ao concreto armado, tornando a armação interna da estrutura mais protegida em relação ao ambiente.

O fato de a armação não ficar exposta ao tempo previne a corrosão do aço e a deterioração dos materiais, e isso, no longo prazo, significa economia na manutenção.

Sem contar que diminui, e muito, as chances de retrabalho durante a execução da estrutura se comparado com obras convencionais, além de ser uma obra mais limpa, segura e rápida.

Concreto protendido contribui para a sustentabilidade

O tema sustentabilidade está muito em alta e pensar em uma obra que contribua para o meio ambiente é estar à frente da concorrência. Projetos feitos com concreto protendido, por exemplo, são sustentáveis, uma vez que reduzem os custos, materiais e o tempo de obra.

Ao usar menos material, as etapas de fabricação são controladas, reduzindo o desperdício e uso inadequado da mão de obra.

Com isso, o impacto é positivo no transporte de peças pré-fabricadas, pois sua leveza resulta em uma carga menos pesada e automaticamente com menor consumo de combustível na hora de transportar.

Outras vantagens

– O concreto protendido propicia que a obra tenha grandes vãos, pois a laje feita desse material consegue atingir vãos que o concreto armado não venceria.

– Permite maior variedade de layout no projeto arquitetônico, já que há maior distância entre os pilares

– Com lajes mais esbeltas, diminui-se o carregamento da fundação da edificação, deixando menor o peso estrutural.  

– Esse tipo de técnica construtiva gera economia de concreto e aço.

– Reduz o tempo para a obra ficar pronta, por conta da facilidade de execução e o reaproveitamento das formas.

– Também reduz a tensão de tração ocasionadas pela flexão e pelos esforços cortantes aplicados nas lajes.

– O concreto protendido permite maior controle tecnológico na execução

– Contribui para a redução de deformações ou fissuras

– É também utilizado para a recuperação e reforço de estruturas comprometidas.

O concreto protendido tem conquistado cada vez mais o mercado da construção civil por aliar economia, qualidade e rapidez na obra.

No Brasil, a cada ano que passa, mais empresas se tornam especializadas nessa tecnologia que, além de gerar economia, também permite projetos arquitetônicos mais elaborados.

O mercado de construção civil está sempre em desenvolvimento tornando difícil obter os mesmos resultados com técnicas tradicionais.

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir o nosso blog com mais informações relevantes sobre construção civil, obras e segurança.

Compartilhe o post:

(Visited 203 times, 15 visits today)

About Author

Deixe uma resposta

shares