Conheça as vantagens da construção a seco

Home / Conheça as vantagens da construção a seco

Conheça as vantagens da construção a seco

2 de junho de 2020 | Geral | Nenhum comentário

Já pensou em construir usando métodos diferentes da alvenaria tradicional? Esse tipo de construção tem se tornado muito comum no Brasil. Que tal conhecer alguns desses estilos de construção e suas vantagens? 

Rapidez, economia e flexibilidade, são apenas algumas das vantagens da construção a seco.

Muito longe de serem novidade, esses métodos muito comuns em países desenvolvidos como EUA, Reino Unido, Canada e Austrália, são famosos por proporcionar construções mais rápidas, eficientes e com menos desperdício. Por isso, vem ganhando cada vez mais espaço na construção civil brasileira, oferecendo inúmeros benefícios.

Mas afinal de contas, o que diferencia a alvenaria convencional da construção a seco? É muito simples!

O projeto a seco é um tipo de construção que não utiliza água na composição estrutural da sua obra, somente na construção da fundação, dispensando argamassa e cimento, comuns na alvenaria tradicional. Ao invés disso ela é integra componentes prontos de fábrica, com estrutura de perfis leves em Madeira (Wood Frame) ou Aço (Steel Frame), contraventadas com placas estruturais.

Esses são os principais sistemas de construção a seco e suas vantagens:

Light Steel Frame

Com estruturas em aço galvanizado, o Light Stell Frame é projetado para suportar as cargas da edificação e trabalhar em conjunto com outros subsistemas, como o drywall, placas cimentícias, ou madeira.

O Light Stell frame proporciona rapidez já que a maioria dos seus componentes são pré-fabricados. Por isso, uma das suas principais características é a precisão na execução, já os pré-fabricados reduzem os erros, entregando um modelo construtivo mais confiável.

Concreto pré-moldado

Como o nome já diz, o concreto pré-moldado é um método de construção que traz todos os componentes ou parte estrutural, como lajes, pilares e vigas, pré- moldados em concreto moldados industrialmente e instalados na obra.

A geração de resíduos é praticamente zero, já que a estrutura é fabricada com as dimensões definidas em projeto, dispensando o corte de peças.

Os principais benefícios desses métodos são:

  • Redução de custos;
  • Obra limpa e organizada;
  • Alta qualidade no produto;
  • Redução do cronograma da obra;
  • Previsibilidade de custos;
  • Facilita as etapas de logística e gestão de obras;
  • Rapidez na execução de tarefas.

O que você achou da construção a seco? Além de proporcionar obras mais sustentáveis,  eles garantem construções mais limpas, pois elimina a necessidade de concreto, reduzindo o desperdício, a geração de entulhos, a utilização de madeira e, ainda, garantem empreendimentos mais precisos e seguros. Além disso, a construção a seco exige mão de obra especializada. Para saber mais sobre tendências no setor da construção civil e se manter sempre atualizado, continue acompanhando nosso blog.

Compartilhe o post:

(Visited 730 times, 2 visits today)

About Author

Deixe uma resposta

shares