Considerações básicas no isolamento de área sujeita à queda de materiais

Home / Considerações básicas no isolamento de área sujeita à queda de materiais

No que se refere ao trabalho no canteiro de obras todo cuidado é pouco, principalmente quando se trata de construções com mais de um pavimento, em que os agentes de risco se ampliam e a gestão do programa de SST deve ser ainda mais rigorosa, elaborando e obedecendo a todos os programas estabelecidos pelas Normas Regulamentadoras, instalando os equipamentos de proteção coletiva e exigindo o uso de EPI’s.

Entre os riscos mais alarmantes inseridos no setor da construção civil, estão os acidentes de queda de nível e também de quedas de materiais. Desse modo, para que haja controle e prevenção destes riscos, existem considerações básicas que envolvem desde o treinamento e orientação dos colaboradores, até o isolamento e/ou sinalização dos locais com potencial de riscos de acidentes.

Confira a seguir a situações que são indispensáveis a sinalização e o isolamento do local e outras ações de segurança que podem evitar acidentes decorrentes a queda de materiais.

Situações de sinalização e isolamento da área

Mesmo com as Normas Regulamentadoras que auxiliam na gestão de saúde e segurança do trabalho dentro da construção civil, ainda há confusão no que diz respeito aos casos que necessitam de sinalização e as situações que exigem o isolamento.

Quando se trata do canteiro de obras, vários aspectos que envolvem o uso e transporte de materiais e ferramentas merecem atenção, pois, dentro desse ambiente é comum encontrar elevadores de carga, andaimes, gruas, guindastes e vários outros equipamentos que facilitam a queda destes insumos.

Sendo assim, quando o local não apresentar riscos a integridade física dos operários, a medida de segurança será a sinalização correta, juntamente com a conscientização de todos os trabalhadores para que respeitem todas as placas e normas de segurança. Já os locais que apresentarem risco à saúde e de vida aos trabalhadores, além da sinalização, o isolamento correto será essencial.

Para que fique mais claro, estes locais, normalmente, apresentam:

. Trabalhos com máquina ou em locais de altura (como lajes, sacadas, etc.);

. Presença de produtos tóxicos;

. Risco de explosão, com abertura de valas, entre outros.

Ações de segurança

Ainda que o isolamento, a sinalização e os equipamentos de proteção sejam indispensáveis, existem algumas pequenas ações que podem fazer total diferença na sua obra. Lembre-se: o canteiro de obras é seu ambiente de trabalho, portanto, para garantir a segurança e a produtividade, é importante que ele esteja sempre organizado e limpo; as vias de circulação, passagens e escadarias devem estar desimpedidas; os materiais e os equipamentos devem ser armazenados em local adequado; e, os entulhos, restos de materiais e demais restos de insumos descartados corretamente (como latas vazias de tintas, solventes e outros resíduos). Tábuas com pregos de pontas devem ser rebatidos, pontas de vergalhões devem receber proteção ou serem aparados.

Essas medidas de isolamento e/ou sinalização evitam graves acidentes e garantem mais produtividade e qualidade da sua obra! Além das ações de segurança, é importante dar preferência por equipamentos de qualidade dentro do seu empreendimento. Continue nos acompanhando e saiba mais sobre segurança na construção civil!

Ações preventivas em quedas de diferença de nível

Compartilhe o post:

(Visited 419 times, 8 visits today)

About Author

Deixe uma resposta

shares