Construção civil: conheça a arquitetura bioclimática

Home / Construção civil: conheça a arquitetura bioclimática

Buscar soluções inteligentes e aplicáveis é algo que o setor da construção civil tem feito com êxito nos últimos anos. Com isso, aprimorar o uso dos nossos recursos naturais, de uma forma que isso cause menos impacto ao meio ambiente, virou um assunto importante para engenheiros, arquitetos e para os demais profissionais do meio.

Para isso, as tendências arquitetônicas tem se preocupado não só com as ações que levam em conta a sustentabilidade e que diminuem a poluição, mas também tem buscado melhoria nos processos para que isso gere economia para o empreendimento.

Em vista disso, uma boa forma de se aplicar o que citamos acima é através do bioclimatismo, pois é uma solução fácil e barata. E para te ajudar a começar, neste post vamos abordar características que baseiam a arquitetura bioclimática e alguns pontos positivos para você aplicá-la nos seus empreendimentos. Continue a leitura e aprenda como ela pode agregar valor a suas construções!

A arquitetura bioclimática

Esse tipo de arquitetura visa o controle do clima no ambiente, ou seja, através de técnicas de projeções, o profissional responsável pelo projeto pensará em diferentes formas de construir, sem que o empreendimento perca e nem ganhe calor desnecessário.

Assim, pode-se afirmar que a arquitetura bioclimática está diretamente ligada já na concepção do projeto, em que este seguirá alguns princípios  básicos para manter este estilo, como a busca de uma eficiência energética, ambiente saudável e harmonioso para todos que irão desfrutar daquele local e, claro, considerando ciclo de vida do empreendimento.

Os benefícios do bioclimatismo

O bioclimatismo, além de gerar uma economia durante toda a vida útil da construção, ele traz vários outros benefícios, como:

  • Baixa necessidade de iluminação artificial

Como a arquitetura bioclimática visa utilizar ao máximo a luz natural para a valorização do imóvel, isso diminui a necessidade da iluminação artificial e, consequentemente, as temperaturas (já que a luz artificial se converte em calor) e também reduz a conta de energia.

  • Isolamento térmico

Esse estilo também possibilita um maior isolamento térmico, pois é utilizado materiais isolantes que conservam a temperatura por mais tempo no ambiente.

Um bom exemplo disso é o telhado verde, que protege a edificação das altas temperaturas nas estações mais quentes, mas que também ajuda a manter a temperatura nos dias mais frios.

  • Aquecimento natural

Além dos benefícios citados acima, o projeto bioclimático pensa estrategicamente na possibilidade de implementar um sistema de aquecimento de água. Através dele, é possível ter água quente nos chuveiros e torneiras de forma gratuita e, o melhor de tudo, sem causar danos ao planeta.

  • Resfriamento dos ambientes de forma natural

Outro detalhe do estilo arquitetônico é o uso da ventilação cruzada. Assim, o projeto é feito estrategicamente para que os vãos (de portas e janelas) estejam localizados em paredes opostas ou adjacentes e no sentido dos ventos. Isso, além de possibilitar a saída e entrada do ar, renova o ar e permite uma higienização ao ambiente, tornando-o ainda mais agradável.

Um empreendimento planejado e construído sob a ótica do bioclimatismo atrai mais olhares para negociações, já que apresenta uma solução energética limpa e que ainda gera economia para o interessado. Já deixamos claro em muitos materiais do nosso blog o quanto à procura de construções mais sustentáveis aumentou e como isso valoriza a precificação do imóvel.

Sendo assim, pensar em processos mais ecologicamente corretos para a construção civil significa, além de preocupação com o meio ambiente, leva também a empreendimentos mais lucrativos e, no caso das construtoras, até uma valorização da marca.

O que achou do assunto? Continue aprendendo, acompanhe sempre o nosso blog e baixe os nossos materiais gratuitos.

Compartilhe o post:

(Visited 701 times, 1 visits today)

About Author

Deixe uma resposta

shares