Construção sustentável: conheça as principais ações

Home / Construção sustentável: conheça as principais ações

Como já dissemos em blogs anteriores, a preocupação com a sustentabilidade é uma responsabilidade de todos os setores do mercado, inclusive da construção civil – já que é um dos setores que mais polui o meio ambiente.

Com isso, novas tecnologias e materiais vem surgindo para suprir a necessidade de reduzir estes impactos ambientais e tornar o trabalho dentro do canteiro de obras mais sustentável e consciente. Ficou curioso para saber como tornar os seus empreendimentos mais ecologicamente corretos? Conheça as principais ações!

Reuso de materiais

Além de gerar uma economia ao empreendimento, o reúso de materiais ajuda a reduzir o acúmulo de resíduos no canteiro de obras. Um bom exemplo disso é o uso do cimento reciclado, que auxilia a diminuir os resíduos, e também o sistema de captação de água da chuva, em que é possível reutilizar água de torneiras e chuveiros durante a obra, para fins não potáveis.

Iluminação e ventilação natural

Com a elaboração do projeto adequado é possível favorecer a ventilação e a iluminação natural, o que, consequentemente, reduzirá o uso de eletricidade. Para isso, analisar a incidência de vento é fundamental, além disso, investir em ambientes envidraçados e telhas transparentes, distribuindo-os de forma inteligente, pode ser uma medida muito apropriada para o projeto, tornando todo o empreendimento mais sustentável.

Administração adequada de resíduos

Os cuidados com o gerenciamento correto dos resíduos devem ser mantidos durante todo o processo de construção. Desse modo, o uso de caçambas é um ótimo recurso em construções pequenas para o descarte correto dos materiais inutilizáveis – que devem ser em aterros adequados ou encaminhados para locais de triagem.

Já em situações de empreendimentos maiores, é fundamental que as construtoras invistam em programas de gestão ambiental para que haja a separação correta de resíduos durante todo o trabalho.

Investimento em novas tecnologias

O uso de tecnologias como softwares para auxiliar na gestão do projeto, além de contribuir para a sustentabilidade dentro do canteiro de obras, ajuda também a reduzir o custo final da obra. Isso porquê, com a utilização de certos programas é possível fazer o cálculo exato da obra, estipular o prazo adequado, evitar situações de desperdícios e utilizar ferramentas e demais recursos sustentáveis no empreendimento.

Investir em sustentabilidade e a adotar práticas mais conscientes no canteiro de obras é muito importante para que todo o trabalho seja melhorado e, assim, reduzir os impactos ambientais. Conheça mais medidas sustentáveis acompanhando o nosso blog e baixando os nossos materiais gratuitos!

Compartilhe o post:

(Visited 147 times, 3 visits today)

About Author

1 Comment
  1. Certificação LEED: conheça os benefícios | Blog da Metroform

    […] Construção sustentável: conheça as principais ações […]

Deixe uma resposta

shares