Vantagens da cordoalha de aço na obra

Home / Vantagens da cordoalha de aço na obra

Vantagens da cordoalha de aço na obra

22 de abril de 2021 | Geral | Nenhum comentário

Cordoalha de Aço

Se você está em busca de materiais que aliem resistência, qualidade, durabilidade e ainda contribuam para a redução de custos em uma obra, precisa conhecer mais sobre a cordoalha de aço. Esse material está ganhando cada vez mais espaço no mercado de construção civil por apresentar uma série de vantagens.

Antes de listarmos os motivos para que você utilize a cordoalha de aço em sua obra, precisamos explicar o que é e quais suas funções em uma construção.

O que é uma cordoalha de aço?

Cordoalha de aço é um conjunto de fios de aço, entrelaçados entre si, dando o formato de uma hélice, possuindo um teor alto de carbono. Essa união de fios de aço torna o material bastante resistente e ao mesmo tempo, leve.

Esse material é indicado quando há uso de concreto protendido, ou seja, quando precisa aumentar a resistência à tração do concreto. A cordoalha de aço é submetida a um esforço máximo, para só depois receber o concreto das estruturas. Desta forma, cria-se um empreendimento com muito mais resistência, mas com leveza arquitetônica.

Você sabia que existem dois tipos de cordoalha de aço?

É isso mesmo. A cordoalha de aço pode ser com ou sem revestimento.

A sem revestimento é conhecida como cordoalha de aço nua. Ela é bastante utilizada em obras que utilizarão vigas protendidas, estruturas de concreto pré-moldado, de contenção, assim como pontes e viadutos. (Neste artigo você conhece as vantagens do concreto pré-moldado e outras possibilidades de construção a seco)

Já a com revestimento é chamada de cordoalha engraxada. Geralmente é utilizada em processos chamados de protensão não aderente, ou seja, quando o concreto e o aço não aderem um ao outro. A camada de revestimento plástico e a graxa garantem que os fios de aço se movimentem na estrutura.

Geralmente esse tipo de cordoalha de aço é utilizada em obras de edifícios, galpões, pontes e viadutos estaiados.

A cordoalha de aço engraxada possui as mesmas características mecânicas que a cordoalha nua. Tem durabilidade e resistência a danos provocados pelo manuseio habitual nas obras, assim como durante o corte, o enrolamento e o posicionamento.

Algumas vantagens de optar pela cordoalha de aço:

  1. Redução de peso e material.

Com o aço e o concreto protendido formando uma estrutura mais resistente, diminui a necessidade de mais materiais para atingir os mesmos requisitos técnicos.

  • Menos custos

Sem a necessidade de aquisição de mais materiais, automaticamente a construção terá menor custo. Além disso, com uma estrutura mais enxuta, a fundação também pode ser menos robusta.

  • Durabilidade da estrutura

A cordoalha favorece ainda no desempenho da estrutura, reduzindo a probabilidade de trincas e dando mais estabilidade ao concreto.

  • Facilidade na instalação de demais componentes da obra

A cordoalha de aço possibilita eliminar alguns pilares e vigas, com isso, facilita a instalação dos demais componentes da obra como parte elétrica e hidráulica, por exemplo.

Cordoalha de aço é diferente de cabo de aço

A diferença começa já no tratamento térmico e químico dos arames, além da máquina de origem. Além disso, a cordoalha de aço conta com arames de aço mais densos e com menos fios em sua produção. Neste caso é um material mais rígido.

Os fios são torcidos como uma hélice, enquanto que o cabo de aço é formado por dois ou mais fios enrolados lado a lado e ligados, torcidos ou entrançados, formando um único conjunto, sendo um material mais flexível.

Onde a cordoalha de aço é usada?

Foi no século 20, com a invenção da cordoalha, que aconteceu uma verdadeira revolução na engenharia e arquitetura, uma vez que esse tipo de material permite projetos com grandes vãos, como pontes e viadutos.

Construções com grandes módulos, bonitas e com desenhos arquitetônicos até então inimagináveis passaram a ser pensadas. A seguir alguns exemplos de grandes obras que utilizaram a dobradinha: cordoalha de aço e o concreto protendido.

– Ponte Rio-Niterói

– Museu de Arte Contemporânea do Rio de Janeiro

– Palácio Tiradentes, em Minas Gerais

Portanto, ficou claro que as cordoalhas de aço são verdadeiras aliadas para uma construção que tenha durabilidade, qualidade, resistência, mas ainda assim, com um custo menor em materiais para a obra.

Se você quer saber mais sobre como economizar na construção civil, leia este artigo do nosso blog que fala justamente sobre orçamento reduzido: “Orçamento reduzido: dicas para economizar na construção civil”

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir o blog da Metroform com mais informações relevantes sobre construção civil, obras e segurança.

Compartilhe o post:

(Visited 112 times, 4 visits today)

About Author

Deixe uma resposta

shares