O que é DDS e qual a sua importância?

Home / O que é DDS e qual a sua importância?

Uma ferramenta poderosa tem se tornado cada vez mais popular entre técnicos de segurança do trabalho. O Diálogo Diário de Segurança (DDS) funciona como uma medida preventiva dentro de ambientes que oferecem risco à integridade física dos trabalhadores, como construções civis ou brigadas de incêndio.

A ideia dessas reuniões é despertar no colaborador a conscientização sobre suas atividades diárias por meio de orientações relacionadas à segurança, ergonomia, higiene ocupacional, saúde, primeiros socorros e qualidade de vida. A aplicação sempre acontece no início da jornada de trabalho e é nesse período de tempo em que se passam as instruções básicas para prevenir acidentes.

Entre os benefícios do DDS, é possível reduzir custos com assistência médica, diminuir o número de acidentes durante o expediente, melhorar a produtividade, aumentar o comprometimento e o nível de satisfação dos colaboradores.

Como fazer o DDS

A ferramenta pode ser aplicada por técnicos de segurança, gestores, supervisores, membros da SESMT ou da CIPA. O primeiro passo é informar os funcionários o que é o DDS e explicar por qual motivo ele precisa ser feito, ressaltando que o procedimento é simples e eficaz.

O diálogo deve ser rápido e diário. Geralmente, leva de 5 a 15 minutos. Mas pode demorar até 30 minutos quando o assunto abordado é mais complexo. Por isso, é importante ser objetivo e abordar temas relevantes e histórias atuais para atrair a atenção dos colaboradores. Um linguajar mais informal, com palavras fáceis, pode melhorar a compreensão dos assuntos abordados, assim como o uso de exemplos reais.

É interessante levar profissionais de outras áreas ou que já trabalharam em situações parecidas para relatar experiências pessoais. Uma visão de fora pode deixar a equipe mais alerta. Além de abrir espaço para que os colaboradores tirem suas dúvidas, é importante incentivar a participação de todos.

O Diálogo deve oferecer orientações sobre o local das atividades e ferramentas que serão usadas naquele ambiente, abordando também as medidas de segurança que devem ser seguidas por toda a equipe. Além de ter função informativa e alertar sobre os riscos de acidentes, o DDS une a equipe para que todos evitem danos à saúde de todos os profissionais.

Compartilhe o post:

About Author

Deixe uma resposta

shares