5 exemplos de equipamentos de proteção coletiva em uma construção

Home / 5 exemplos de equipamentos de proteção coletiva em uma construção

Confira 5 exemplos de equipamentos de proteção coletiva (EPCs) utilizados em obras que evitam graves acidentes, preservando a integridade física da equipe.

Você leu anteriormente aqui no blog que os equipamentos de proteção coletiva (EPCs) são essenciais para uma obra. São eles que evitam graves acidentes, preservando a integridade física e a saúde tanto de uma equipe de trabalho quanto de terceiros que estão ou não envolvidos com o serviço executado.

Exigidos por meio de normas do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), os EPCs, além de boa qualidade, têm de ter certificação e ser assunto nos treinamentos admissional e periódico dos trabalhadores.

Você sabe quais são esses equipamentos de proteção coletiva? Listamos abaixo cinco exemplos deles. Confira!

5 exemplos de equipamentos de proteção coletiva

Sistema de proteção de concretagem

Indicado para equipes que estejam trabalhando durante o processo de montagem do assoalho, armação e concretagem de lajes e vigas da edificação. Esse tipo de sistema garante à obra, entre outros, segurança contra quedas acidentais e maior produtividade na execução e na auditoria de órgãos fiscalizadores.

Sinalização de segurança

Serve para avisar a equipe de trabalho e pessoas externas sobre a localização delas na obra (ou fora dela), circulação de máquinas e equipamentos, áreas restritas, obrigatoriedade do uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) em determinado local e possíveis riscos daquela construção, entre outras sinalizações. O aviso pode ser feito por meio de placas ou fita zebrada, por exemplo.

Extintores de incêndio

Equipamento de segurança para controle ou extinção de princípios de incêndio, assim como mangueiras e hidrantes. É obrigatório que os extintores sigam normas do Corpo de Bombeiros em relação ao tipo de carga dentro do cilindro, o material inflamável no qual ele será utilizado e à sua localização na obra. É importante atentar à carga e ao prazo de validade deles!

Suporte de Bandejas (Proteção Aparalixo)

São plataformas rígidas construídas para captação de resíduos e também para suportar eventuais impactos resultantes de quedas acidentais. São obrigatórias em quaisquer edifícios com mais de 4 pavimentos ou altura equivalente.

Grades de proteção para alvenaria estrutural

Sistema que oferece uma maior segurança contra quedas acidentais de equipamentos e também de funcionários da construção civil que estejam trabalhando em locais altos. As telas são encaixadas em montantes que detêm dispositivos de engate rápido por pressão. Já os montantes são colocados nos blocos de alvenaria, com a utilização de barra de ancoragem e porca.

Você pode sugerir abaixo, nos comentários, outros equipamentos de proteção coletiva essenciais para uma futura postagem no blog! Que tal colaborar conosco?

Compartilhe o post:

Sobre o Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares