O que é o escoramento de laje e quando deve ser usado?

Home / O que é o escoramento de laje e quando deve ser usado?

Estrutura essencial para realizar a concretagem segura de vigas e lajes, o escoramento de laje, junto com as fôrmas, faz parte do cimbramento, sistema que irá sustentar o peso do pavimento enquanto o concreto não endurece e adquire resistência.

Provisório, o escoramento (seja de madeira ou metálico) tem de ser projetado para suportar, além do próprio concreto, o peso dos integrantes da equipe de trabalho e de eventuais equipamentos utilizados na construção civil.

Além disso, para a segurança de todos os envolvidos na obra, essas peças não podem ter defeitos, deformações ou irregularidades.

Escoramento de laje de madeira x escoramento de laje metálico

Além do material utilizado, há algumas diferenças entre os dois tipos de escoramento de laje utilizados na construção.

A madeira, que pode ser usada nas formas bruta (troncos de eucalipto e desnivelada) ou serrada (padronizadas no tamanho e com encaixes já previstos), tem, num primeiro momento, como vantagem o custo mais barato, além de uma suposta maior disponibilidade.

No entanto, as desvantagens desse tipo de material vão desde a dificuldade no nivelamento até a utilização em uma única obra, pois a madeira não pode ser readequada, tampouco reformada. Além disso, é importante verificar se o material em questão é certificado.

Já o escoramento de laje metálico (geralmente de aço ou de alumínio), além de mais leve e resistente, tem grande versatilidade e também colabora para uma maior produtividade e economia de mão de obra.

Além disso, suas peças são de fácil manuseio, o que facilita a montagem e desmontagem dessas estruturas. Outras vantagens desse tipo de escoramento são os ajustes perfeitos e os encaixes simples.

Sistema de escoramento de laje Mecanoflex

Uma estrutura metálica que alia alta tecnologia, segurança e eficiência para a sua obra é o sistema de escoramento de laje Mecanoflex. Formado pela união de escora, viga principal e viga secundária, essa estrutura, além de maior resistência, é leve e de fácil manuseio.

Outro aspecto a ser considerado na hora da escolha desse tipo de estrutura é a questão da ergonomia, o estudo científico das relações entre homem e máquina, importante para melhorar as condições de trabalho e a saúde dos operários.

Além disso, os três elementos básicos do sistema de escoramento de laje Mecanoflex se encaixam entre si para estabelecer uma estrutura estável e segura para as equipes de trabalho da construção civil.

Isso também significa uma considerável economia de tempo nos processos de montagem e desmontagem das estruturas.

Hoje o assunto do blog foi o escoramento de laje e os tipos de materiais utilizados nessa estrutura importante em uma obra. Ficou alguma dúvida? Faça sua pergunta abaixo!

Compartilhe o post:

Sobre o Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares