Exemplos de usos de escoramento metálico e travamento

Home / Exemplos de usos de escoramento metálico e travamento

Exemplos de usos de escoramento metálico e travamento

5 de setembro de 2019 | Geral | Nenhum comentário

Uma das fases mais importantes da obra é o momento do escoramento. Essa etapa é quando as escoras são utilizadas para sustentar pesos atuantes (tanto do concreto armado até que ele endureça, quanto de funcionários e equipamentos) na construção de lajes, pilares e vigas.

É primordial que o escoramento, ou cimbramento, seja muito bem feito pois, caso contrário, existem grandes riscos de desabamento do pavimento e de comprometer a obra. Por isso, apesar de ser bastante comum a utilização de escoramentos de madeira, este tipo de material não é muito recomendado, devido a uma fragilidade em relação à carga, difícil alinhamento, dificuldade de locomoção e, até mesmo, alto risco de inflamação e incêndios.

Nos canteiros de obras, os tipos mais recomendados de escoramento são os metálicos, devido à maior resistência, facilidade de uso, praticidade e outros diversos fatores. Porém, existem variadas opções de escoramentos metálicos para usar nos canteiros de obras. Confira quais são, as diferenças e qual é a melhor opção para suas obras!

Escoramento Metálico Tradicional

O modelo mais tradicional de escoramento metálico é uma opção versátil, resistente e segura, atendendo simultaneamente ao escoramento de vigas e lajes, de maneira simples e eficiente, com peças de fácil manuseio e transporte manual.   

O sistema de escoramento metálico tradicional é apresentado em 2 modelos, são eles:

Torre de painéis: Composto por torres metálicas, escoras metálicas e perfis metálicos, é ideal para atender simultaneamente ao escoramento de vigas e lajes de maneira simples e eficiente, sendo uma opção fácil de manusear e transportar.

Torre de escoras: Composto por escoras metálicas especiais, travessa e perfis metálicos, este modelo é ideal para atender às características da construção civil brasileira, com destaque para edifícios residenciais de média e baixa renda, caracterizados por diversas divisões entre os ambientes, que dificultam o acesso dos trabalhadores durante a montagem e desmontagem do escoramento de lajes e vigas.

Escoramento Metálico Mecanoflex          

O sistema de escoramento metálico Mecanoflex é uma estrutura formada pela união de escora, viga principal e viga secundaria que se encaixam entre si para estabelecer uma estrutura estável e segura. Com vigas de aproximadamente 5kg, o escoramento metálico Mecanoflex é prático e fácil de locomover, e alia alta tecnologia, segurança e eficiência para as obras.

Escora Metálica Especial

O modelo de escoras metálicas especiais é uma alternativa mais leve, resistente e versátil para o procedimento de escoramento de vigas e lajes, possuindo um dispositivo de grapa que permite duas utilizações inéditas: regulável de 10 a 10 cm por sistema de pino e com ajuste milimétrico por meio de rosca.

Escora Metálica Tradicional

O sistema de escora metálica standard é recomendado para obras de edifícios residenciais e comerciais. Esta solução, disponível em 2 modelos, atende a variadas alturas e, em conjunto com acessórios, possibilita diversas aplicações, proporcionando mais versatilidade e resistência nas obras.

Escora Metálica A3

Uma das tecnologias mais avançadas do mercado, a escora A3 é considerada da geração de escoras “Classe A”. Fabricado de acordo com a norma europeia EN 1065 e certificado pelo prestigiado instituto alemão Sigma Karlsruhe GmbH, este modelo possui sistema de descarga rápida e segurança de utilização integrada, além de um método anti-separador de interno e externo da escora, evitando perdas e quedas de peças em movimentos com gruas.

Travamento de Pilar

O sistema de travamento de pilar funciona através de combinação de barras de ancoragem, vigas gastalho, travamento de fundo de viga e aprumadores, que uma vez travados, permitem um fechamento das formas para recebimento do concreto sem permitir vazamentos.             Este modelo é fundamental para otimizar o processo de montagem de estruturas de concreto como pilares, vigas, muros de arrima, caixas d’água e mais.

O escoramento deve ser feito com muito cuidado e com soluções que possuem as melhores tecnologias e ótima qualidade. Por isso, é necessário conhecer bem os equipamentos utilizados. Há 15 anos, a Metroform oferece os sistemas mais modernos e que são referência no mercado. Caso você tenha interesse em alguma solução apresentada e deseja fazer uma cotação ou tenha alguma dúvida, entre em contato conosco!

Compartilhe o post:

(Visited 588 times, 1 visits today)

About Author

Deixe uma resposta

shares