GcR (Guarda-Corpo e Rodapé) é fundamental na fase de execução da estrutura

Home / GcR (Guarda-Corpo e Rodapé) é fundamental na fase de execução da estrutura

Saiba por que a proteção coletiva do tipo GcR (Guarda-Corpo e Rodapé) é fundamental na fase de execução da estrutura.

Os equipamentos de proteção coletiva (EPCs) são de grande importância em uma obra, conforme o blog mostrou anteriormente. Hoje falaremos de um deles: a proteção coletiva do tipo GcR (Guarda-Corpo e Rodapé), fundamental na fase de execução da estrutura.

Afinal, o que é GcR e qual a sua importância?

EPCs do tipo Guarda-Corpo e Rodapé protegem contra queda de pessoas e objetos que potencialmente seriam projetadas nas bordas das lajes dos edifícios em construção.

Estrutura de um GcR (Guarda-Corpo e Rodapé)

O Guarda-Corpo e Rodapé deve ser feito de material rígido (madeira ou metal) e resistente e instalado em pontos de plataforma, áreas de trabalho e circulação onde haja risco de queda em altura de pessoas e objetos.

Norma Regulamentadora 18 (NR 18) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), uma das mais importantes da construção civil, que já foi assunto aqui, trata desse EPC nos seguintes trechos:

18.13.5 A proteção contra quedas, quando constituída de anteparos rígidos, em sistema de guarda-corpo e rodapé deve atender aos seguintes requisitos:

  1. ser construída com altura de 1,20m (um metro e vinte centímetros) para o travessão superior e 0,70m (setenta centímetros) para o travessão intermediário;
  2. ter rodapé com altura de 0,20m (vinte centímetros);
  3. ter vãos entre travessas preenchidos com tela ou outro dispositivo que garanta o fechamento seguro da abertura.

18.15.6 Os andaimes devem dispor de sistema guarda-corpo e rodapé, inclusive nas cabeceiras, em todo o perímetro, conforme subitem 18.13.5, com exceção do lado da face de trabalho.

Locais de aplicação da proteção do tipo GcR

Confira abaixo alguns dos locais onde o sistema de segurança do tipo Guarda-Corpo e Rodapé é aplicado na construção civil:

  •  Varanda e periferia
  •  Vão de poço de elevador
  •  Plataforma de trabalho em balanço
  •  Escadas fixas e provisórias
  •  Andaimes suspensos e apoiados

Você hoje viu que a proteção coletiva do tipo GcR é fundamental na fase de execução da estrutura. Tem mais algum outro assunto que gostaria que tratássemos neste espaço? Deixe sua sugestão nos comentários!

Compartilhe o post:

Sobre o Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares