Laser Scan 3D: tecnologia que eleva a qualidade de suas obras

Home / Laser Scan 3D: tecnologia que eleva a qualidade de suas obras

Laser Scan 3D: tecnologia que eleva a qualidade de suas obras

26 de novembro de 2020 | Geral | Nenhum comentário

Laser Scan 3d

O termo Laser Scan 3D está associado a tecnologia que utiliza equipamentos de varredura tridimensional à laser (laser scanner) e faz a análise de objetos ou de um ambiente com o objetivo de recolher dados precisos sobre a sua forma e aparência.

A análise feita com o laser obtém dados que são, posteriormente, utilizados para construir modelos tridimensionais digitais que podem ser utilizados nos mais diversos segmentos, incluindo a construção civil.

O uso de tecnologias na construção civil, como o Laser Scan 3D, são cada vez mais comuns. Esta, em específico, pode ser utilizada tanto na engenharia quanto na arquitetura, auxiliando na melhoria de processos e no entendimento de várias etapas das obras, como: progresso, deterioração ou movimentação de estruturas críticas. Também auxilia em estudos de topografia.

Como funciona e por que utilizar o Laser Scan 3D?

Quando utilizado, o 3D Laser Scanner realiza um mapeamento digital por meio da emissão de milhares de pulsos de laser por segundo, os quais originam modelos digitais em 3 dimensões, tudo feito em um processo rápido e totalmente preciso.

Isso gera uma enorme confiabilidade e alta precisão, evitando erros de projetos e cálculos. Tudo isso evita retrabalhos e diminui consideravelmente os custos na execução de determinado projeto.

Para a construção civil, essa tecnologia é utilizada, principalmente, para capturar de forma digital o formato de objetos, por meio da emissão dos pulsos de laser, medindo distâncias entre o aparelho e as superfícies ao seu redor através das coordenadas x, y e z.

Esse levantamento pode ser feito em objetos de pequenas e grandes dimensões, de formas simples ou complexas.

Posteriormente, esses dados são convertidos em uma nuvem de pontos com precisão milimétrica e serão, depois, utilizados para medições de distância ou para projetos de reforma de edificações, por exemplo.

Também podem ser utilizados para detecção de conflitos, controle de qualidade e monitoramento de progresso da construção. Em termos práticos, a tecnologia também identifica defeito na superfície de concreto de grandes estruturas. Pode atuar, ainda, fornecendo dados mais confiáveis para modelos BIM, provendo as-built de indústrias e outras instalações mais complexas, monitorando escavações, extraindo volume de objetos e, de uma forma geral, fornecendo as seguintes informações dentro de uma obra:

– Mapa de Declividade;

– Mapa de Fluxo Hídrico;

– Mapa de Uso do solo;

–  Mapa Hipsométrico;

– Memória de Cálculo;

–  Modelagem 3D;

– Modelo Digital de Terreno;

– Monitoramento de deslocamentos;

– Monitoramento de recalque;

– Monitoramento de verticalidade;

– Nuvem de pontos 3D;

– Ortofoto Aérea;

–  Perfil Longitudinal;

– Planta Topográfica;

– Quantitativos;

– Seção Transversal;

–  Simulação 3D;

– Transporte de RN;

– Tour virtual 3D, dentre outros.

Restauramento

Um dos exemplos de uso mais conhecidas é em restauros de casas e obras antigas. Um dos exemplos mais conhecidos é o restauro da Casa de Vidro, que fica em São Paulo e foi projetada em 1950 pela arquiteta Lina Bo Bardi.

A construção passou por um processo de retrofit, conceito que visa melhorar instalações antigas. Para tal, a tecnologia do Laser Scan 3D atuou de maneira essencial, por meio de um diagnóstico preciso das condições das estruturas.

A tecnologia também detectou o grau de patologias no concreto, possibilitando uma documentação com informações detalhadas sobre a obra e o espaço.

Ao prover o as-built de indústrias e outras instalações complexas, a tecnologia de Laser Scan 3D traz enormes facilidades, pois esse processo antes era feito de forma manual e, em muitas vezes, impreciso. Agora, com a união dessa tecnologia com a metodologia BIM, é possível fazer restauros complexos como da Casa de Vidro em um plano 3D e detalhado.

Laser 3D Scan e as-Built

Na construção civil, o laser scan pode trabalhar de forma integrada com a metodologia BIM (Building Information Model).

A metodologia BIM é responsável por reunir todos os dados e as informações do projeto, com o intuito de fazer uma prévia dos possíveis erros (evitando situações de imprevisto), identificar a metragem necessária para o projeto, todos os insumos a serem gastos, espessuras dos materiais, ferramentas e outros detalhes importantes para iniciar o empreendimento.

É preciso destacar que o BIM não se trata apenas de um modelador 3D ou de um simples software de gestão de projetos, pois ele vai muito além. Trata-se de uma metodologia que auxilia na organização, administração e, principalmente, na comunicação de todas as informações importantes do projeto.

Ao atuar em conjunto com o Laser Scan 3D, é possível ter BIM mais precisos e detalhados, feitos de forma mais rápida e com armazenamento mais fácil. Além disso, a documentação baseada em uma única base de dados mais precisa evita erros e ambiguidades de representação.

A união do Laser Scan 3D e do BIM também viabiliza o desenvolvimento de projetos mais consistentes, permitindo a realização de vários estudos, simulações, análises de interferências entre instalações existentes e previstas no projeto. Sendo assim, as empresas que desejam ter mais precisão e rapidez em seus projetos, podem encontrar nas duas tecnologias grandes aliadas. Ambas auxiliam, ainda, no controle da obra, tanto em relação ao cronograma, quanto em relação a qualidade de execução do serviço, evitando erros, desperdícios e retrabalhos.

Compartilhe o post:

(Visited 152 times, 4 visits today)

, , ,

About Author

Deixe uma resposta

shares