Metodologia PDCA

Home / Metodologia PDCA

Metodologia PDCA

11 de julho de 2019 | Geral, Gestão | Nenhum comentário

Empresas do setor de construção civil não estão tendo outra alternativa, se não, investir e aperfeiçoar seus métodos, processos e atividades, dentro do canteiro de obras. Uma dessas melhorias é adoção do Ciclo PDCA. Conheça essa metodologia e como ela proporciona melhoras na gestão de projetos!

Quais são os benefícios de adotar o Ciclo PDCA?

O Ciclo PDCA é uma metodologia de gestão dividida em 4 fases: Plan, Do, Check e Act. Essa metodologia centraliza os esforços na resolução de problemas e oferece uma visão mais clara dos processos, proporcionando melhorias contínuas.

Através do planejamento consistente, o PDCA identifica e soluciona problemas, elevando o sistema de produção a um nível de qualidade superior, pois os problemas se tornam, na verdade, oportunidades para aprimorar os processos.

Como funciona a metodologia PDCA?

P- Planejamento

Na primeira fase do ciclo, ocorre um levantamento dos processos e a identificação de potenciais oportunidades ou problemas, assim como suas possíveis causas. Nesta etapa se planeja todo o trabalho a ser realizado por meio de um plano de ação, que exige, dentre outros dados, a definição do problema, escolha dos métodos para resolução do mesmo e objetivos.

D- Ação

Depois de planejado partimos para a segunda fase do ciclo, a execução. Nesta fase, o plano de ação é colocado em prática segundo um cronograma bem definido. Durante essa fase, é importante identificar e observar a diferença entre o que foi planejado e o que está sendo executado, procurar se educar e treinar segundo o método pré-estabelecido no planejamento, bem como executa-lo e coletar dados.

C- Análise

A fase de análise acontece paralelamente com a de execução. As medidas são colocadas em prática e simultaneamente são acompanhadas, afim de se verificar a qualidade do planejamento. Durante a análise os resultados são verificados e é possível apontar os erros e acertos, tanto no planejamento quanto na execução.

A- Ação

Na última etapa do ciclo, devem ser feitos ajustes no plano de ação, corrigindo problemas e implantando melhorias. Nesta etapa é preciso agir corretivamente afim de melhorar os processos. É importante analisar e reforçar soluções que se mostraram adequadas.

O PDCA é uma das ferramentas mais eficientes para resolução de problemas, estando cada vez mais presentes em construções civis devido às suas inúmeras vantagens. Adotando esta metodologia, seus processos terão inúmeros benefícios, como a otimização do tempo de realização do trabalho, a redução de despesas, a possibilidade de prevenção de falhas e a checagem de resultados, consequentemente você terá resultados mais positivos. Para saber mais sobre metodologias e tendências no setor da construção civil, continue acompanhando nosso blog!

Compartilhe o post:

(Visited 355 times, 1 visits today)

About Author

Deixe uma resposta

shares