Saiba mais sobre a Norma de Desempenho para a Construção Civil

Home / Saiba mais sobre a Norma de Desempenho para a Construção Civil

A Norma de Desempenho NBR 15575/3 é um divisor de águas na construção civil. Entenda o porquê

Você conhece a NBR 15575/3, a Norma de Desempenho para a construção civil, e o que ela representa para o nosso segmento?

Em vigor no país desde 2013, ela estabelece padrões mínimos de qualidade baseados no desempenho e na durabilidade dos sistemas do setor.

Na prática, a norma serve de delimitador para o mercado de construção civil, que atua de forma mais regulada, e, ao mesmo tempo, como segurança jurídica para os consumidores.

Lembremos que ela foi criada também para atender as exigências do usuário, através da determinação de requisitos e critérios.

Norma de Desempenho é divisor de águas na construção civil

Com a NBR 15575/3, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) definiu critérios objetivos para medir as responsabilidades em caso de problemas. E ainda estabeleceu conceitos relevantes, como vida útil, garantia legal, garantia certificada e prazos de garantia, entre outros.

Utilizada em países desenvolvidos há mais de 30 anos, ela é tida como um divisor de águas na construção civil brasileira.

Com a Norma de Desempenho, além da necessidade de inovar, fabricantes e projetistas tiveram de fornecer informações detalhadas sobre o desempenho de seus produtos e projetos frente às mais variadas condições de uso e climáticas.

Ao mesmo tempo, ela beneficia o consumidor, seja ele uma construtora ou o cliente final, contra práticas enganosas.

Norma de Desempenho NBR 15575/3 trouxe mais garantias

Para as construtoras, a Norma de Desempenho também auxilia a identificar, em caso de problemas, em que fase do processo ele foi originado. E ainda a reconhecer, por exemplo, se a falha está no projeto, no produto ou na execução da obra.

Além de garantias, a NBR 15575/3 trouxe, na prática, mais relevância para algumas questões antes indiferentes, entre elas segurança, acessibilidade e uso de materiais específicos nos projetos. Tudo na esteira dos avanços tecnológicos obtidos ao longo das últimas décadas.

Hoje você conheceu um pouco mais da NBR 15575/3, a Norma de Desempenho para a construção civil. Ficou alguma dúvida em relação ao que ela estabelece? Em caso afirmativo, escreva para nós nos comentários abaixo!

Compartilhe o post:

Sobre o Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares