Os impactos positivos do BIM na construção

Home / Os impactos positivos do BIM na construção

Os impactos positivos do BIM na construção

10 de dezembro de 2019 | Construção civil, Normas | Nenhum comentário

Já dissemos em outro post o quanto o BIM pode auxiliar na redução de custos dentro do canteiro de obras. Entretanto, essa tecnologia, quando aplicada corretamente no empreendimento, pode proporcionar muito mais vantagens. Por essa razão, neste artigo resolvemos aprofundar um pouco mais no assunto e explicar mais detalhadamente sobre os principais impactos positivos do BIM na construção civil.

E antes de começarmos, é importante que você saiba que, até 2021, o uso do BIM será exigido pelo Governo Federal na elaboração de alguns modelos de projetos de arquitetura e de engenharia, por isso, se você ainda não sabe o que é a tecnologia e nem para o que ela serve, é melhor ir se familiarizando e adequando seus projetos de acordo com as exigências da Lei.

Continue a leitura e aprenda mais sobre o assunto!

O que é o BIM?

A sigla BIM vem do inglês e significa Building Information Modeling e se traduz “Modelagem de Informação da Construção”. Como está na própria tradução do termo, o BIM é a metodologia responsável por reunir todos os dados e as informações do projeto.

Desse modo, ao utilizar a tecnologia, é possível fazer uma prévia dos possíveis erros (evitando situações de imprevisto), identificar a metragem necessária para o projeto, todos os insumos a serem gastos, espessuras dos materiais, ferramentas e outros detalhes importantes para iniciar o empreendimento.

É preciso destacar que o BIM não se trata apenas de um modelador 3D ou de um simples software de gestão de projetos, pois ele vai muito além. Trata-se de uma metodologia que auxilia na organização, administração e, principalmente, na comunicação de todas as informações importantes do projeto. Assim, é possível evitar erros, desperdícios, gastos desnecessários e também acidentes de trabalho, fazendo com que todos os possíveis conflitos já estejam resolvidos antes mesmo de iniciar a etapa de construção.

Os resultados positivos do uso da tecnologia

Existem inúmeros benefícios do uso do BIM em relação aos métodos tradicionais utilizados, seja no papel ou com o uso de software. Confira alguns deles abaixo:

Mais eficiência

Com o uso do BIM é possível simular todas as etapas da obra.  Com isso, o cronograma sairá muito mais assertivo, pois estipular prazos mais adequados para a entrega de cada fase é muito mais fácil.

Alteração de projeto com muito mais facilidade

Sabemos que um empreendimento da construção civil, evolve o trabalho de profissionais de diferentes áreas (arquitetos; operários; engenheiros civis, elétricos e de segurança do trabalho; etc.). Neste aspecto, observa-se a dificuldade e a demora para qualquer alteração necessária no projeto, pois a probabilidade de erros é grande, principalmente quando não é consultado todos os profissionais envolvidos.

Logo, com o BIM, as alterações nos projetos são muito mais rápidas e facilitadas, já que a metodologia é um sistema integrado, e todas as mudanças são processadas e analisadas em tempo real, considerando o trabalho de toda a equipe multidisciplinar envolvida no empreendimento – sendo possível também reduzir significativamente os possíveis erros.

Mais qualidade e satisfação

Com a utilização da metodologia é possível garantir um empreendimento com mais qualidade, já que as situações de manutenção são evitadas. Além disso, com a visualização do projeto final em 3D, é possível garantir mais satisfação da parte compradora, já que a mesma conseguirá ver como ficará a obra final antes mesmo de ficar pronta, evitando frustrações por adquirir algo que não era como esperava. Conhecer as tecnologias disponíveis para otimizar os processos dentro do canteiro de obras é cada vez mais importante para construtoras e incorporadoras. Esteja sempre por dentro das melhores medidas para otimizar os processos dos seus empreendimentos acompanhando nosso blog e baixando nossos materiais gratuitos!

Compartilhe o post:

(Visited 340 times, 3 visits today)

About Author

Deixe uma resposta

shares