Os riscos da poeira na construção civil

Home / Os riscos da poeira na construção civil

Quando pensamos nos riscos envolvidos nos trabalhos dentro de um canteiros de obras, a primeira coisa que vem à cabeça são os trabalhos executados em altura, espaços confinados e outros que envolvem riscos ao trabalhador. No entanto, um ponto a que pouca gente se atenta quando o assunto é saúde no canteiro de obras é a poeira.  Você conhece os riscos que a poeira pode oferecer dentro do canteiro de obras? Fique com a gente e saiba mais sobre o assunto!

Substâncias químicas que podem ser encontradas na poeira

A poeira encontrada no canteiro de obra pode conter inúmeras substâncias químicas advindas dos materiais utilizados. Da mesma forma, além de poeira, o ar no canteiro de obras pode conter gases, vapores e outras substâncias que se inaladas podem trazer riscos à saúde dos trabalhadores. Vamos conhecer algumas delas?

Atualmente, a utilização do amianto na construção civil é proibida, pois, foi comprovado que o composto, a longo prazo, pode causar câncer de pulmão e asbestose. No entanto, em construções antigas ainda é possível encontrar a substância, portanto, na ocorrência de demolição é possível encontrar amianto em partículas respiráveis.

Outra substância que pode ser encontrada na poeira é o dióxido de silício, ou Sílica, é encontrado em determinados tipos de pedra, areia e argila. Como a construção lida com esse tipo de material, é comum encontrar poeira de sílica cristalina no ar, que pode ser facilmente inalada causando silicose. A Silicose pode levar ao desenvolvimento de doenças graves como artrite, doença renal, doença pulmonar crônica, tuberculose e câncer de pulmão.

Doenças causadas pela poeira na construção civil

Além da silicose, a poeira pode causar alergias respiratórias, irritações, dermatites, pneumoniose e até doenças mais graves, como câncer. A inalação ou o contato dessas substâncias com a pele, a curto prazo, podem dar origem a sintomas leves, que podem evoluir para casos graves. Por isso, é essencial cuidar para que o trabalhador dentro desses ambientes receba a proteção e os cuidados necessários para evitar esse tipo de contaminação e, futuramente, o desenvolvimento de doenças mais graves.

Como se proteger da poeira?

O uso adequado de equipamentos de proteção individual (EPI) é fundamental para garantir a saúde do trabalhador e, no caso da poeira, a utilização da máscara respiratória é um item indispensável pois, evita a inalação de poeira e de produtos químicos.

Medidas de controle de segurança coletiva também são fundamentais para garantir a saúde e segurança do colaborador no ambiente de trabalho. Uma das medidas de prevenção é umidificar o ambiente, ajudando a diminuir a poeira no local, busque também manter o local de trabalho ventilado, além de claro, conhecer os materiais utilizados e tomar as providências corretas para o manuseio dos mesmos, impedindo a contaminação dos seus colaboradores, sobretudo, mantenha o ambiente de trabalho limpo e livre do acumulo de poeiras.

Agora que você já conhece os riscos que a poeira pode trazer, não deixe de tomar as providências adequadas para garantir a segurança de todos os envolvidos, mantendo-os informados sobre os riscos e fornecendo os equipamentos de proteção individual.

Quer receber conteúdo de qualidade? Assine nossa newsletter e receba nossos ebooks gratuito para se informar ainda mais!

Compartilhe o post:

(Visited 1.123 times, 1 visits today)

About Author

Deixe uma resposta

shares