CBIC lança manual com indicadores de produtividade na construção civil

Home / CBIC lança manual com indicadores de produtividade na construção civil

Manual com indicadores de produtividade na construção civil visa contribuir para aumento da segurança e melhor organização do trabalho

Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) lançou, no mês de maio, o Manual Básico de Indicadores de Produtividade na Construção Civil.

Com 200 páginas, a publicação neste primeiro volume é focada em duas tipologias: estrutura de concreto armado convencional e estrutura em paredes e lajes de concreto moldadas com fôrmas de alumínio.

Baixe aqui o Manual Básico de Indicadores de Produtividade na Construção Civil.

O manual, lançado durante o 89º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), em Brasília, foi desenvolvido em parceria com o Sesi Nacional. E ocorreu, segundo a CBIC, em razão da importância das estruturas de concreto e da sua influência sobre o custo e a qualidade da edificação.

Além disso, a iniciativa visa contribuir para a melhoria da produtividade na construção civil e, assim, fomentar o desempenho das empresas do setor.

Maior segurança e melhor organização do trabalho

No lançamento, Ubiraci Espinelli Lemes de Souza, engenheiro e professor da Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP), responsável por apresentar o documento, destacou que o manual ainda contribui para uma melhor organização do trabalho, além de auxiliar no aumento da segurança dos trabalhadores da construção civil.

“Com base nesse manual, os empresários poderão organizar melhor o trabalho e aumentar o desempenho de suas empresas e a segurança e saúde do trabalhador. A gente quer um ambiente seguro, onde os empresários tenham preservada a saúde dos seus trabalhadores”, destacou Souza.

Tabelas e gráficos, entre outros recursos sobre produtividade na construção civil

Dividido em nove capítulos (entre eles dois anexos), o Manual Básico de Indicadores de Produtividade na Construção Civil da CBIC mescla texto e recursos gráficos, entre eles desenhos, fotos e tabelas.

No documento são abordados diversos temas, entre eles conceituação de produtividade, visão básica das fôrmas, visão básica da armação, visão básica da concretagem e método para auxiliar a programação do trabalho de execução de estruturas de concreto armado, entre outros.

Ficou alguma dúvida em relação ao manual com indicadores de produtividade na construção civil lançado pela CBIC? Aproveite e baixe o documento. Nos escreva para dizer o que achou dele!

Compartilhe o post:

About Author

Deixe uma resposta

shares