6 dicas para garantir segurança do trabalho no canteiro de obras

Home / 6 dicas para garantir segurança do trabalho no canteiro de obras

Zelar pela segurança do trabalho no canteiro de obras é responsabilidade de todos os envolvidos no ramo da construção, que têm direitos e deveres bem definidos. Com esse assunto não se brinca!

Cabe aos empresários oferecerem as condições corretas para o trabalho, os equipamentos de segurança certificados e, principalmente, não descuidar de suas obrigações. Os colaboradores, por sua vez, precisam cumprir as regras, usar tais equipamentos e jamais negligenciar sua própria segurança.

A falta de segurança do trabalho na construção quase sempre pode resultar em acidentes, além de prejuízo e atrasos. A fiscalização do cumprimento das normas é feita por diversas entidades, como o Ministério do Trabalho e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea).

Algumas orientações podem ajudar a manter a segurança do trabalho.

Planeje

A primeira delas é considerar as medidas de segurança no canteiro durante a fase de planejamento da obra. Seu custo não deve ser encarado como supérfluo. Em média, a cada um real gasto em segurança, três são economizados em custos de despesas médicas, acidentes e ações na justiça.

Cumpra as normas

Outra medida importante é se ater ao cumprimento de todas as normas editadas pelo Ministério do Trabalho. Tais normas de segurança do trabalho devem ser cumpridas por patrões e empregados tanto em seus direitos como em seus deveres. O mínimo deslize pode acarretar em penalidades para ambas as partes.

Cultura de prevenção

É fundamental criar uma cultura de prevenção de acidentes. O desenvolvimento de boas práticas só terão efeito duradouro se forem ações continuadas. A promoção de treinamentos e campanhas de conscientização cultivarão no empregado o sentimento de responsabilidade por sua segurança pessoal e de todos os seus colegas.

Equipamentos certificados

Quando considerados os benefícios que trazem, os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) certificados apresentam ótima relação custo-benefício para os empresários. Os EPIs são de uso pessoal e não devem ser divididos entre os funcionários. É direito de cada trabalhador ter um e o empresário, além de obrigado a fornecê-lo, tem direito de exigir seu uso durante as atividades em que são necessários. A recusa sem justificativa abre espaço para demissão.

Rigor

Responsáveis por canteiros de obras devem ser sempre rigorosos no cumprimento das normas de segurança no trabalho exigindo disciplina de todos os colaboradores. Nunca deixe uma ocorrência sem o devido tratamento, fazendo valer os acordos de trabalho existentes e as normas de segurança vigentes.

Avaliação periódica

Reveja periodicamente a efetividade de sua política de segurança do trabalho. Cada estágio de uma obra requer diferentes procedimentos, que devem ser ajustados e estar em conformidade com a fase em que o trabalho se encontra. Manter a limpeza e organização do canteiro de obras, o descarte eficiente do entulho, coordenar o recebimento de materiais e ajustar o cronograma para evitar estresse são algumas dessas medidas.

Compartilhe o post:

Sobre o Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares