Sistemas de construção: conheça as vantagens do Drywall

Home / Sistemas de construção: conheça as vantagens do Drywall

Sistemas de construção: conheça as vantagens do Drywall

4 de maio de 2021 | Geral | Nenhum comentário

Drywall

Para entender as vantagens de se utilizar drywall, é importante explicar que ele é um termo que designa um sistema de construção a seco, já que ele não utiliza água – ou utiliza uma quantidade mínima. É um material industrializado que já vai direto para a obra, possibilitando uma construção limpa, sem a necessidade do uso de outros materiais como argamassa ou cimento.

Criado por Augustine Sackett, nos Estados Unidos, o drywall foi uma verdadeira revolução, afinal, é uma chapa simples de gesso revestido com papel cartão, resistente, que pode transformar cômodos em uma obra.

Esta placa é geralmente utilizada como paredes ou forros, e é recomendada para salas, escritórios, e qualquer outro ambiente que necessite de divisão ou isolamento termoacústico do sistema drywall.

Por que eu devo usar o drywall?

Além da possibilidade de se utilizar em vários ambientes, como parede e forro, as placas podem ser instaladas em projetos residenciais, comerciais e até industriais. As vantagens de utilizar drywall são muitas e vamos enumerar algumas:

– Resistência

Pode parecer que a espessura das placas não garante resistência, mas os fabricantes asseguram que o drywall é capaz de resistir a tremores ou choques sem sofrer algum dano.

O material é tão resistente que você pode, sim, instalar móveis, aparelho de ar condicionado e pendurar objetos em uma parede de drywall. Só alertamos para que não se instale nada que ultrapasse a média dos 60kg/m2. Caso precise instalar algo acima disso, é importante um reforço na estrutura metálica com resistência adequada à carga recebida.

Este tipo de parede também pode receber acabamentos e revestimentos como pintura, texturas, cerâmicas, pastilhas, laminados, madeira, etc. Lembre-se: o assentamento precisa ser feito com massa específica, que garante a aderência do produto.

Mas é essencial pontuarmos aqui que para garantir a resistência do material, a instalação precisa obrigatoriamente ser feita por profissionais qualificados, que entendam do produto e conheçam exatamente itens como dimensão, diferenças de espessura e o local a ser colocado.

Não é possível determinar a durabilidade de um drywall, uma vez que depende de onde ele está instalado. Mas ressaltamos aqui que o sistema é aprovado em testes de impacto e desempenho, sempre de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

– Umidade

Estas chapas foram desenvolvidas apenas para áreas internas, já que elas não suportam cargas como lajes, por exemplo. Por isso, sempre fique atento ao ambiente e à condição de umidade do local a ser instalado.

Posso utilizar uma placa de drywall no banheiro ou na cozinha? Sim! Porém, caso você queira utilizar dentro do box, onde possui contato direto com área molhada, consideramos aqui que é essencial que se faça a impermeabilização desta parede com mantas asfálticas, por exemplo.

Existe também o drywall verde (vamos falar dele mais abaixo), contendo em sua fórmula hidrofugantes – repelentes à água. Eles protegem a superfície contra respingos, derramamentos e vapor condensado.

– Isolamento termoacústico

Acredite: estas placas de drywall, por si só, podem oferecer isolamento termoacústico!

Você ainda tem a possibilidade de aumentar este isolamento com chapas de materiais fibrosos, como lã de rocha ou vidro, que absorvem e atenuam o som e também estabilizam a temperatura do ambiente.

Os fabricantes dessas placas estão sempre desenvolvendo novos produtos para oferecer um portfólio diversificado e atender todos os tipos de necessidades. Eles disponibilizam as tabelas onde você pode conferir o desempenho de cada tipo de placa.

– Versatilidade

Como falamos mais acima, o drywall pode ser utilizado como paredes ou forros, em reformas e novos projetos, mas a sua versatilidade vai além.

As placas também são usadas em montagens de móveis fixos, painéis, sancas e cortineiros, uma vez que sua montagem é fácil e acelera o tempo de obra.

Além disso, o material pode ser uma alternativa para esconder tubulações ou até para cobrir alguma abertura de parede, reparar erros de obra e engrossar paredes, caso seja necessário.

Instalações elétricas/hidráulicas

As placas de drywall permitem passagem de tubulações para instalações hidráulicas e elétricas, como de telecomunicação. Aliás, neste material, é muito mais fácil realizar reparos quando há algum problema nessas instalações, sem necessidade de quebrar toda a parede.

– É mais barato?

Aqui vale avaliar o custo-benefício! Há, sim, vantagens financeiras ao utilizar placas de drywall na obra e, para isso, é preciso analisar custo do material, incluindo tempo de instalação, volume de mão de obra empregada e desperdício dos materiais utilizados.

Com o drywall, a quantidade já é especificada no projeto, o que evita desperdício. A instalação é mais rápida, limpa e sem necessidade de remoção de um grande número de entulhos (e estes ainda são 100% recicláveis!).

Tipos de drywall

– Placa de drywall branca standard (ST): indicada para áreas secas, em paredes ou forros, ambientes que precisem de divisão ou isolamento termoacústico do sistema drywall.

Placa de drywall verde (RU): aplicada em áreas úmidas como cozinhas, banheiros, lavabos, lavanderias ou áreas de serviço

Placa de drywall rosa (RF): instaladas em saídas de emergência, escadas enclausuradas e ambientes com riscos de incêndio.

Portanto, as vantagens de se utilizar drywall são muitas! Esse sistema de construção a seco é uma opção vantajosa e prática para obras de todos os tipos.

Quer saber mais sobre sistemas construtivos? Acesse o blog da Metroform

Compartilhe o post:

(Visited 24 times, 1 visits today)

About Author

Deixe uma resposta

shares