Cuidados na hora de contratar um varal de segurança

Home / Cuidados na hora de contratar um varal de segurança

Cuidados na hora de contratar um varal de segurança

5 de julho de 2017 | Equipamentos | Nenhum comentário

No momento de escolher um varal de segurança do tipo linha de vida, é necessário ter atenção e tomar alguns cuidados. Confira nossas dicas!

O blog comentou em postagens passadas quais as diferenças entre a linha de vida temporária e a permanente e as principais vantagens do primeiro tipo de equipamento. Agora, falaremos dos cuidados na hora de contratar um varal de segurança do tipo linha de vida.

Importante item de proteção coletiva, a linha de vida provisória (linha de ancoragem) deve ser utilizada temporariamente em atividades em altura, entre as quais escavações e trabalhos em fachadas.

Uma das maiores causas de acidentes fatais no Brasil e no mundo, as quedas de altura podem ser evitadas com a utilização da linha de vida e alguns outros equipamentos de proteção coletiva (EPCs).

Principais cuidados ao contratar um varal de segurança

O uso do varal de segurança requer alguns cuidados desde a sua escolha. Primeiramente, o equipamento deve ter tanto a certificação do fabricante quanto a da empresa responsável pela sua instalação.

Depois, o local onde ela ficará deve ser cuidadosamente estudado, assim como toda a possível movimentação do trabalhador prevista na atividade em altura. Na obra, o trabalhador deverá ser ancorado por dois diferentes pontos, os quais variam de acordo com o suporte.

Quanto ao ponto de ancoragem, diz a Norma Regulamentadora 35 (NR 35) que devem ser tomadas as seguintes providências:

  1. Ser selecionado por profissional legalmente habilitado;
  2. Ter resistência para suportar a carga máxima aplicável;
  3. Ser inspecionado quanto à integridade antes da sua utilização.

Avisos importantes

Ao utilizar um varal de segurança, o trabalhador ainda deve ser informado pela empresa responsável, entre outros pontos, sobre a quantidade máxima de funcionários da construção que podem estar conectados ao mesmo equipamento.

Além disso, os operários precisam ter a formação e a informação necessárias sobre o varal de segurança do tipo linha de vida.

Lembremos, ainda, que os trabalhadores ancorados às linhas de vida também devem fazer uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs) específicos para atividades em altura.

Hoje o assunto foram os cuidados na hora de contratar um varal de segurança. Há algum outro assunto que você gostaria de ver no blog? Escreva para nós nos comentários abaixo!

Compartilhe o post:

About Author

Deixe uma resposta

shares